Go to Top

Redação, Busca e Classificação de Patentes

20170406____BannerSite_Patente

Próxima turma: 26.08.2017
Valor do investimento: R$ 500,00
Objetivo do Curso: Capacitar profissionais de diversas áreas a elaborar a redação de pedidos de patentes, realização de busca de anterioridades em bases de dados patentários e classificação de pedidos de patentes com base no sistema internacional de classificação IPC.
Contexto do Curso: Vivemos atualmente na sociedade do conhecimento, na qual os ativos intangíveis, tais como patentes, desenhos industriais e marcas, tornaram-se os bens mais valiosos. Assim, novas invenções com alto potencial de mercado precisam ser protegidas  para que possam se tornar inovações que geram lucros para seus inventores. Dessa maneira, o uso estratégico do sistema internacional de patentes tornou-se uma condição fundamental para a competitividade de empresas inovadoras atuando em setores fortemente competitivos e de alta intensidade tecnológica.
Conteúdo Programático: Patentes (Estrutura do Documento de Patentes, Vigência, Sistema Internacional de Patents, Atividade Inventiva/Ato Inventivo, Aplicação Industrial, Suficiência Descritiva, Lógica do Exame de Patentes); Busca de Patentes (Estado da Técnica, Aferição de Novidade e Atividade Inventiva, Bases de Dados Patentários, Estrutura do Documento de Patentes, Família de Patentes), Classificação de Patentes (Sistema IPC, Sistema CPC); Redação de Patentes (Quadro Reivindicatório, Preâmbulo e Parte Caracterizante, Reivindicação Dependente e Independente).
Duração do Curso: 20 horas.
O curso ocorrerá nos dias 26/08 e 02/09.
Local do Curso: As aulas serão aos sábados, de 8 às 17hs, em ambiente moderno, com estacionamento. Faculdade de Matemática – 7º andar – Sala 704 Rua Mario Santos Bragas, s/n, Centro . Niterói . RJ . BRASIL 24020-140
Email para contato: gabrielmarcuzzo@id.uff.br