Go to Top

Lid calendário

Print

Investimento:
R$ 480,00 público em geral.
R$ 380,00 para alunos e servidores da UFF.

Informações:

E-mail: extensao.lid@gmail.com

Telefone: (21)3674-7821

CURSOS

CRIAÇÃO GRÁFICA: O FAZER DESIGN

8 aulas no total, às segundas e quartas, de 19 às 22h, durante todo o mês de maio, começando no dia 8.

Baseando-se no princípio de que fazer é pensar, o curso propõe a experimentação de diferentes técnicas para a criação em design de comunicação (design gráfico). Através da prática de diversos exercícios que envolvem forma, cor, tipologia e imagem, o aluno desenvolve o domínio técnico e o senso estético necessários à criação gráfica, estando apto a realizar de forma plena os mais variados tipo de projetos em design de comunicação.

Professora: Cristina  Cavallo03cristina

Cristina  Cavallo é artista plástica e gráfica, designer, arte-educadora e pesquisadora. Graduada em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda (UFF, 2001), com Mestrado em Antropologia da Arte (UFF, 2003), e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Design (ESDI/UERJ). Atua em design de comunicação desde 1998, tendo trabalhado na Universidade Federal Fluminense, como bolsista de pesquisa e de extensão; na Rede Globo de Televisão, como videografista; no Movimento Rural dos Trabalhadores Sem-Terra, como educadora e designer; na Fundação Cecierj, como designer de material didático, entre outros. De lá pra cá, sempre trabalhou como designer free-lance, em projetos, principalmente, nas áreas editoriais, de música, cinema e meio-ambiente. Em sua prática profissional estão incorporados elementos de seu fazer artístico, como pinturas e ilustrações.

INSCREVA-SE

DIFERENCIANDO SEU NEGÓCIO COM DESIGN DE SERVIÇOS

Carga horária: 24h (4 aulas) Sábados (início dia 13) do mês de maio, das 9 às 16h (com intervalo entre 13 e 14h).

Neste curso, os alunos desenvolvem um novo serviço, desde a identificação de uma necessidade, passando por cada um dos 8Ps de serviços, pensando ainda em elementos estratégicos, como segmentação e posicionamento. O projeto final não deve ser apenas um planejamento, mas trazer também as especificações do serviço criado, com fluxos de trabalho e indicadores de qualidade.

Professora: Bianca Dramali02Bianca

Bianca Dramali é Consultora em marketing e comunicação, tendo atendido clientes como LASA, Fábrica de Bolo Vó Alzira, Garimppo, Di Santinni, Proteste, entre outros. Trabalhou na Infoglobo durante 12 anos, tendo atuado como coordenadora de retenção, coordenadora de Soluções de Contact Center (Comunicação Interna, Tráfego, Treinamento e Backoffice), ambas na área de Mercado Leitor. E atualmente, na Diretoria de Marketing Corporativo, atua como Gerente de Gestão de Clientes, responsável pelo projeto CRM Corporativo e Clube de Relacionamento Sou+Rio O Globo. Atua com marketing de relacionamento e marketing de serviços desde o início da carreira, quando atuou na Metha Sistemas, com programas de relacionamento voltados para o varejo. Logo após, foi gerente de produto na atual Giovanni+DraftFCB, atendendo clientes como Shell, TIM, Coca-Cola e GlaxoSmithKline. Com o case Fluarix da GlaxoSmithkline conquistou em 2002 conquistou Prata no Prêmio ABEMD na categoria B2B – Geração de Leads – Produto. Além disso, atuou como supervisora de marketing na Editora Campus Elsevier, sendo responsável pelos canais diretos de venda e relacionamento. Doutoranda e Mestre em Comunicação pela PUC-Rio, graduação em Comunicação Social – Publicidade pela Universidade Federal Fluminense, MBA em Administração e Sistemas de Informação pela mesma Universidade e Formação de Líderes pelo IBMEC. É também professora na ESPM-Rio e no Instituto Infnet – nos cursos de MBA em Comunicação Estratégica, Marketing Digital e Gestão Empresarial – nas disciplinas Pesquisa de Marketing, Introdução ao Marketing, Estratégia Competitiva e Internet, Planejamento Estratégico, Planejamento de Marketing Estratégico e Gestão Estratégica. Atua como docente também de pós-graduação na Universidade Estácio de Sá e ESPM, no curso de Ciências do Consumo. Atuou também como professora substituta da UFF em Comunicação Social em 2016. Foi conteudista da Universidade Estácio de Sá em 2014 na disciplina de Gestão de Serviços e Endomarketing.

INSCREVA-SE

MARKETING DE RELACIONAMENTO 

Carga horária: 24h (8 aulas) As terças e quintas, de 19 às 22h, durante todo o mês de maio, começando no dia 9.

O objetivo é familiarizar o público em relação ao conceito de Marketing de Relacionamento, seus fundamentos, principais ferramentas e aplicações. Vamos demonstrar como se desenvolve um planejamento estratégico de marketing com foco em CRM.

Professora: Patrícia Rodrigues04patricia (1)

Patrícia Rodrigues é graduada em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda (UFF, 2001), tem MBA em Gestão de Negócios de Moda (FGV) e Especialização em Branding (HSM Troiano/SP). Além disso, já ministrou cursos e palestras com foco em Marketing de Relacionamento, Comportamento do Consumidor e Branding (INFNET, UFF, Cândido Mendes, Instituto Rio Moda e SEBRAE). Também é empreendedora na Mais que Isso – marketing com sentido e possui larga experiência profissional em publicidade, mídia, CRM e marketing para varejo.

INSCREVA-SE

DESIGN THINKING: CONSTRUINDO LIDERANÇA CRIATIVA E CULTURA DE INOVAÇÃO 

Carga horária: 24h (8 aulas)  Segundas e quartas, de 19 às 22h, durante todo o mês de maio, começando no dia 8.

Propõe o aprendizado do Design Thinking, método utilizado por empresas, governos e organizações globais que objetivam estimular o potencial criativo para criar produtos e processos inovadores. Por meio de projetos “mãos na massa”, os alunos trabalharão em times e serão convidados a responder a “desafios de inovação”, utilizando para isso diferentes técnicas do Design Thinking. Ao final, projetos de aplicação real e potencial altamente inovador serão desenvolvidos.

Professora: Gabriela Mafort01gabriela
Gabriela Mafort é jornalista especializada em Novas Mídias pela Universidade de Stanford, formou-se em Design Thinking pela DSchool, Instituto de Design da mesma instituição e aplica a metodologia em empresas e projetos em que atua, em diferentes áreas como Entretenimento, Esportes, Energia, Ensino Superior, Transportes e Sociedade Civil. Graduada em Comunicação Social pela UFF, tem também Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento pela Coppe-UFRJ.

INSCREVA-SE