Go to Top

Apresentação do curso

MINOR menor

O Minor é uma formação complementar  em nível de graduação. É um curso previsto na Resolução CES/CNE no 1, de 27/01/1999 e na Portaria MEC no 514, de 22/03/2001, caracterizado na legislação como “Curso Sequencial de Complementação de Estudos”. A nomenclarura Minor é reconhecida internacionalmente e por nós utilizada considerando a política de internacionalização da nossa Universidade.

O Minor em Empreendedorismo & Inovação, oferecido pelo STE, busca promover uma educação empreendedora aos estudantes matriculados em qualquer curso de graduação da UFF. Por isso, o objetivo do curso é habilitar o estudante a desenvolver atitude empreendedora, identificar oportunidades e conceber um empreendimento, desenvolvendo práticas inovadoras de planejamento, execução e avaliação de processos de gestão em diferentes tipos de organizações.

A ideia do Minor em Empreendedorismo & Inovação foi apresentado pela professora Sandra Mariano a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), à época dirigida pela professora Esther Lück. Desde a proposta inicial, o objetivo era oferecer aos alunos da UFF a possibilidade de “pensar” como possibilidade de carreira a criação de um empreendimento empresarial ou social. Para isso, um conjunto de disciplinas integradas foi pensado. A PROGRAD constituiu um grupo de trabalho para pensar no projeto pedagógico do curso, que foi aprovado pelo Conselho Universitário da UFF em 2006 (Res CUV 320/2006).

Entretanto, a oportunidade para desenvolver o curso veio com a Universidade Aberta do Brasil, que financiou o desenvolvimento do material didático do curso em 2008. Mesmo ano em que o Minor passou a ser oferecido no âmbito do Consórcio CEDERJ.

Em 2014, após a criação do Departamento de Empreendedorismo e Gestão, o curso passou a ser oferecido, em bases regulares, a estudantes da UFF, que se submetem ao processo seletivo organizado pela COSEAC.

O Minor em Empreendedorismo & Inovação é realizado na modalidade semi-presencial. Isso significa que a carga horária das disciplinas é dividida em atividades a distância e em atividades presenciais. As primeiras são realizadas através do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e mediadas pelo tutor, enquanto que as segundas, são realizadas na forma de encontros presenciais com a periodicidade de um sábado por mês, com o professor e/ou tutor.

O processo seletivo para ingresso no curso é realizado anualmente, no mês de outubro para a turma que se inicia no ano seguinte. O tempo recomendado para conclusão do curso é de um ano, não podendo o aluno exceder dois anos para sua conclusão, sob pena de desligamento.

Inscreva-se

TimeLine_Minor